Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Galinhas I


As galinhas não são todas iguais. Temos dois tipos de galinhas - de carne e poedeiras - cada um com características genéticas distintas. Chamamos galinhas a ambos os tipos, mas elas apresentam corpos e metabolismos profundamente diferentes, fabricados para "funções" diferentes. 

As poedeiras põem ovos. (A sua produção de ovos mais do que duplicou desde a década de 1930.) A gaiola típica das galinhas poedeiras destina a cada animal 430 centímetros quadrados de espaço - mais ou menos a dimensão de uma folha A4. Essas gaiolas são empilhadas a uma altura de três a nove camadas - o Japão tem a maior unidade de criação em bateria, com dezoito gaiolas empilhadas - em armazéns sem janelas.

Os frangos de carne produzem carne. (Nesse mesmo período foram geneticamente modificados para crescer mais do dobro em menos de metade do tempo. Antigamente, as galinhas tinham uma esperança de vida de quinze a vinte anos, mas o frango de carne moderno é regra geral abatido às seis semanas. A taxa diária de crescimento aumentou cerca de 400%.)

Ai as galinhas, as galinhas... Outro dia este assunto será abordado mais a fundo, hoje não!

Sem comentários:

Enviar um comentário