Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Xana (2002-2012)


A nossa princesa deixou-nos esta madrugada... vencida por uma batalha infrutífera contra um cancro maligno.
No final de 2010, percebemos que a Xana tinha alguns caroços ao longo da cadeira mamária. Foram retirados os quistos de um lado e enviados para análise. Infelizmente, tratavam-se que quistos malignos. Felizmente, não tinham afectado nenhum órgão.
Passados 6 meses (Agosto de 2011), tempo suficiente para a sua pele ganhar elasticidade para aguentar outra cirurgia, foram removidos os quistos do outro lado. E tudo parecia voltar à normalidade... por pouco tempo.
Em Dezembro de 2011, a Xana começou a perder o apetite, cada vez comia menos. Passado um mês estava visivelmente magra e começa a demonstrar dificuldade em respirar. 
O pior tinha acontecido, pequenas células cancerígenas estavam agora se desenvolvendo nos pulmões, originando um líquido lá dentro que lhe dificultava a respiração. Mas, segundo o veterinário, ainda tinha uma grande parte de pulmão saudável... 
Por isso mesmo, iria tomar medicação que permitisse expulsar esse líquido, isto a 25 de Janeiro de 2012.
Hoje, dia 31 de Janeiro, a Xana partiu... com falta de ar... de boquinha aberta com a língua de fora...
Deixou-nos em lágrimas, numa profunda tristeza, era parte integrante da nossa família. Não tinha muita idade, nem chegou a completar o seu 10º aniversário.
Mais um anjinho no céu a olhar por nós...

(Tenho que publicar algo urgentemente... ler isto dá vontade de chorar...)

Sem comentários:

Enviar um comentário