Páginas

sábado, 28 de janeiro de 2012

Confúcio


Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental.

Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. Na sua época, a China estava praticamente dividida em reinos feudais cujos senhores dependiam muito pouco do rei.

Sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade... 


... Eu diria a animação cultural também, ora vejam:


"Conte-me e eu esqueço. Mostre-me e eu apenas me lembro. Envolva-me e eu compreendo."


"O que eu ouço, eu esqueço. O que eu vejo, eu lembro. O que eu faço, eu entendo."




... Ou da educação:


"Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo."


"Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo."


"Aprender sem pensar é tempo perdido."


... Ou até mesmo da vida:


"Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo."


"Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha."


"A humildade é a única base sólida de todas as virtudes."


"Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos."


Estas citações são só algumas, encontrei na mesma página 479 frases de Confúcio! Até fiquei confucia!!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário